Estórias

Estória é uma história de carácter ficcional ou popularconto, narração curta.

Algumas sugestões do Plano Nacional de Leitura, para ajudar  todos os interessados:
Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas como os acontecimentos do seu quotidiano.
Na época actual a maioria das crianças não tem oportunidade de ouvir histórias no seio familiar. Cabe ao jardim-de-infância e à escola assegurar que lhes não falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem da leitura.
Um bom contador de histórias tem que saber adaptar-se ao público. Esse ajuste é feito ao vivo, de uma forma rápida e quase imperceptível.
Se a assistência se distrai, há que mudar o relato, abreviando o enredo, introduzindo novas peripécias, criando suspense. Se a assistência se mostra fascinada, vale a pena prolongar o efeito e ir adiando o desfecho.
A mesma narrativa terá de apresentar cambiantes conforme a idade das crianças e as características dos vários grupos.




Como envolver as crianças no relato:
  • Pedir às crianças que:
    • repitam frases;
    • façam os gestos adequados para sublinharem a acção;
    • emitam os sons que a história refere (vento, bater à porta, etc.).
  • Suscitar antecipações, perguntando: O que é que acham que vai acontecer a seguir?
  • Suscitar o reconto em grupo, sobretudo com os alunos mais velhos.
  • Como suscitar o reconto em grupo
  • Um ou dois alunos ajudam o educador.
  • A história vai sendo contada pelas crianças e o Educador só interfere quando necessário.
  • As crianças contam a história em grupos de dois ajudando-se mutuamente.
  • Uma turma conta a história a outra turma.
  • Cada criança escolhe o momento preferido e conta-a em pormenor acrescentando o que quiser.
  • As crianças são convidadas a contar a história muito rapidamente e referindo apenas o essencial.



História da Carochinha


História do Capuchinho Vermelho



História da Branca de Neve e os Sete Anões


História da Bela e o Mostro



História dos Três Porquinhos


História do Gato das Botas


História da Bela Adormecida


História da Pedro e o Lobo




História da Pequena Sereia


História do Patinho Feio




Sugestões de actividades:
  • Conte sobretudo histórias que conheça bem e de que goste.
  • Identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva.
  • Conte a história como se estivesse a vê-la desenrolar-se por cenas.
  • Ensaie em casa, ao espelho, ou diante de pessoas que lhe possam dar um feedback.
  • Observe as reacções das crianças enquanto conta a história para poder fazer os ajustes necessários. Pode, por exemplo, aligeirar uma situação se as crianças estão assustadas ou torná-la mais dramática para envolver emocionalmente os ouvintes.
  • Sempre que possível envolva as crianças no relato.
  • Se as crianças exigirem que torne a contar a mesma história, deve considerar que a actividade foi um êxito.

Sem comentários:

Enviar um comentário