Estória é uma história de carácter ficcional ou popular; conto, narração curta.
Algumas sugestões do Plano Nacional de Leitura, para ajudar todos os interessados:
Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas como os acontecimentos do seu quotidiano.
Na época actual a maioria das crianças não tem oportunidade de ouvir histórias no seio familiar. Cabe ao jardim-de-infância e à escola assegurar que lhes não falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem da leitura.
Um bom contador de histórias tem que saber adaptar-se ao público. Esse ajuste é feito ao vivo, de uma forma rápida e quase imperceptível.
Se a assistência se distrai, há que mudar o relato, abreviando o enredo, introduzindo novas peripécias, criando suspense. Se a assistência se mostra fascinada, vale a pena prolongar o efeito e ir adiando o desfecho.
A mesma narrativa terá de apresentar cambiantes conforme a idade das crianças e as características dos vários grupos.
A mesma narrativa terá de apresentar cambiantes conforme a idade das crianças e as características dos vários grupos.
Como envolver as crianças no relato:
- Pedir às crianças que:
- repitam frases;
- façam os gestos adequados para sublinharem a acção;
- emitam os sons que a história refere (vento, bater à porta, etc.).
- Suscitar antecipações, perguntando: O que é que acham que vai acontecer a seguir?
- Suscitar o reconto em grupo, sobretudo com os alunos mais velhos.
- Como suscitar o reconto em grupo
- Um ou dois alunos ajudam o educador.
- A história vai sendo contada pelas crianças e o Educador só interfere quando necessário.
- As crianças contam a história em grupos de dois ajudando-se mutuamente.
- Uma turma conta a história a outra turma.
- Cada criança escolhe o momento preferido e conta-a em pormenor acrescentando o que quiser.
- As crianças são convidadas a contar a história muito rapidamente e referindo apenas o essencial.
História da Carochinha
História do Capuchinho Vermelho
História da Branca de Neve e os Sete Anões
História da Bela e o Mostro
História dos Três Porquinhos
História do Gato das Botas
História da Bela Adormecida
História da Pedro e o Lobo
História da Pequena Sereia
História do Patinho Feio
Sugestões de actividades:
- Conte sobretudo histórias que conheça bem e de que goste.
- Identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva.
- Conte a história como se estivesse a vê-la desenrolar-se por cenas.
- Ensaie em casa, ao espelho, ou diante de pessoas que lhe possam dar um feedback.
- Observe as reacções das crianças enquanto conta a história para poder fazer os ajustes necessários. Pode, por exemplo, aligeirar uma situação se as crianças estão assustadas ou torná-la mais dramática para envolver emocionalmente os ouvintes.
- Sempre que possível envolva as crianças no relato.
- Se as crianças exigirem que torne a contar a mesma história, deve considerar que a actividade foi um êxito.
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